Wagner Rubinelli recebe prêmio da OAB-Mauá e é homenageado pela Associação Estrela Azul

Por Portal Opinião Pública 22/08/2019 - 09:26 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Wagner Rubinelli recebe prêmio da OAB-Mauá e é homenageado pela Associação Estrela Azul
Wagner Rubinelli esteve acompanhado de sua família na entrega do prêmio

O advogado Wagner Rubinelli recebeu, na última semana, duas homenagens importantes na cidade. Na quinta-feira (15), o pré-candidato à Prefeitura de Mauá foi um dos seis advogados que receberam o prêmio Advogado do Ano, promovido pela OAB-Mauá (Ordem dos Advogados do Brasil). A entrega da premiação ocorreu na Câmara Municipal durante uma sessão solene pelo "Dia do Advogado". Já no dia seguinte, sexta-feira (16), o ex-vereador e ex-deputado federal foi agraciado com um diploma entregue pela Associação Estrela Azul, em reconhecimento a suas contribuições ao longo dos anos junto à entidade. A solenidade ocorreu no Espaço Torres, na Vila Bocaina, em comemoração aos 43 anos da instituição.

Atual assessor jurídico da Câmara Municipal de Rio Grande da Serra, essa foi a primeira vez que Rubinelli recebeu o prêmio de "Advogado do Ano" em Mauá, concedido anualmente à quem tem se destacado no exercício da profissão. E o advogado reconheceu que tal homenagem é muito gratificante. 

"Fiquei muito feliz porque foi a profissão que escolhi. Eu amo a advocacia, sempre estou estudando, não paro de me aperfeiçoar. Eu sou político, estou na política, gosto da política, mas minha paixão mesmo é a advocacia. Antes de ser político, eu sou advogado", disse o homenageado, que tem um extenso currículo na área. Além da assessoria que presta hoje à Câmara de Rio Grande da Serra, Rubinelli já foi diretor jurídico do Legislativo da mesma cidade, foi assessor jurídico de Otavio Manente, quando este ocupou a presidência da Casa de Leis de São Bernardo do Campo e foi secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Mauá. Ele também advoga nas áreas de direito eleitoral e público e é professor de Direito, tendo ministrado aulas por cerca de sete anos na UniABC.

Ainda sobre a premiação, Rubinelli também elogiou os colegas de profissão homenageados pela OAB-Mauá. Foram eles a Dra. Kátia Ponciano Carvalho, a Dra. Kátia Kumagai de Souza, a Dra. Sandra Andrade de Paula Amorim, o Dr. Carlos Eduardo Gomes, o Dr. Jean Cleber Venceslau Rosa e o Dr. Sergio Luiz Ortiz.

''Outros colegas foram homenageados também e todos eles são merecedores. A análise ficou por conta da subseção (da OAB) da cidade, mas são colegas extremamente competentes e merecedores do título", afirmou Rubinelli. "Quero, sobremaneira, agradecer a OAB de Mauá e a Câmara Municipal. Acho que é um título muito importante na minha carreira, porque é o reconhecimento de um trabalho de  20 anos na advocacia", completou.

Entretanto, Rubinelli pontuou que nem tudo são flores, uma vez que a advocacia tem sofrido constantes ataques, especialmente nas redes sociais. Para ele, é necessário que haja uma reflexão e um maior esclarecimento sobre a atuação dos advogados para que o trabalho que eles desenvolvem não seja mal compreendido.

"Esse é um momento em que a advocacia é extremamente atacada, nas redes sociais, por pessoas que desconhecem (a atuação). As redes sociais acabaram possibilitando que pessoas que são intolerantes, que são reacionárias, pessoas que têm tendências fascistas se manifestem também. E essas pessoas pregam o extremo, como o fim do estado de direito, pregam tortura, pena de morte... e nós advogados defendemos o estado de direito, as liberdades, a democracia e isso incomoda os intolerantes. E a advocacia em si tem sido extremamente atacada. Então é um momento delicado", frisou.

Homenagem da Associação Estrela Azul

Além da premiação como um dos advogados do ano em Mauá, Wagner Rubinelli também foi um dos homenageados pela Associação Estrela Azul, sediada no Jardim Zaíra, que lhe entregou um diploma de reconhecimento aos serviços prestados à instituição, na época em que era vereador, durante a festa de comemoração de seus 43 anos.

"A Estrela Azul é uma entidade que, se não for a mais relevante da cidade, está entre as mais. É uma entidade que conseguiu tirar centenas de jovens das drogas e dar esperança a eles. O trabalho da (Maria) Helena, junto com o dos demais diretores é algo nos emociona. E a história da Estrela Azul se mistura com minha história de vida, porque também sou do Jardim Zaíra e sempre acompanhei o trabalho da entidade", contou o advogado.

Rubinelli também aproveitou para elogiar o empenho da diretora técnica da instituição, Maria Helena Martins, que sempre esteve a frente dos principais projetos da Estrela Azul. "Até fiz uma brincadeira no Facebook, falando que a Helena era nossa Madre Tereza de Calcutá e é importante lembrar e pensar em tudo o que ela fez de bom. Acho até que quem merecia essa homenagem não éramos nós, os vários colaboradores. Porque nós que ajudamos, não fizemos mais do que nossa obrigação. Ela que merecia ser homenageada". 

Pré-candidatura a Prefeitura

Além das homenagens recebidas em Mauá, Wagner Rubinelli voltou a confirmar sua pré-candidatura ao Paço mauaense, visando as eleições municipais de 2020. Atualmente filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o advogado frisou que a sigla tem realizado reuniões para debater aquilo que pensa apresentar de projeto para o município, discutindo tanto internamente quanto com outras lideranças políticas mauaenses.

Rubinelli contou ainda que sua pré-candidatura na cidade tem o aval de Campos Machado, deputado estadual por São Paulo e figura histórica dentro do partido. Atualmente, Campos Machado ocupa o cargo de secretário-geral da legenda em âmbito nacional e preside a Executiva Paulista.

"É um momento que a cidade tem passado por várias dificuldades. Então coloco minha pré-candidatura como instrumento para somar ao debate, para discutir e apresentar propostas pra cidade. Vamos discutir todos os pontos", finalizou.